New Empresarial logo 18-06-24

GESTÃO PARA FARMÁCIAS! CONHEÇA 4 PONTOS FUNDAMENTAIS PARA ESTE SEGMENTO!

Aqui na New, trabalhamos 4 pilares da gestão para farmácias, são elas:

  1. Pessoas;
  2. Ferramentas;
  3. Processos;
  4. Monitoramento Contínuo.
  1. PESSOAS:

Você deseja uma farmácia que tenha uma boa lucratividade certo? Então como fazer isso, sem olhar para as pessoas que trabalham nela? Como aumentar a produtividade e obter melhores resultados? A resposta é simples, olhe para os seus colaboradores, entenda que são eles que fazem o negócio crescer juntamente com os sócios.

Para trabalharmos a gestão das pessoas, precisamos estar atentos a estas questões:

  • ambiente de trabalho adequado;
  • respeito e valorização dos colaboradores;
  • comunicação transparente e assertiva;
  • cultura organizacional forte;
  • plano de carreira para cada cargo;
  • remuneração compatível;
  • bom sistema de bonificações e comissões;
  • feedbacks e críticas construtivas;
  • treinamentos e capacitações constantes.

Colaboradores felizes e que se sentem valorizados no ambiente de trabalho, geram resultados excelentes para a sua empresa e isso será sentido pelo seu cliente.

  1. FERRAMENTAS:

Estamos na era da tecnologia e para as farmácias não pode ser diferente, hoje o mercado oferece excelentes softwares de controle para farmácias, e como eles podem nos ajudar dentro do negócio, abaixo alguns controles que devem ser feitos por estes sistemas:

  • Controle de estoque;
  • Análise de demanda de produtos, curva ABC;
  • Pesquisa de histórico de compra do cliente;
  • Solicitação de novos pedidos aos laboratórios;
  • Fechamento de caixa;
  • Controle financeiro;
  • Controle de indicadores de resultado da farmácia;
  • Programa de fidelidade.

Estes são só alguns dos itens que podemos controlar através das ferramentas de gestão e que nos dão velocidade na tomada de decisão e nos permitem realizar mudanças rápidas na estratégia do negócio para não perder competitividade.

  1. PROCESSOS:

Então chegamos aos processos, já conseguimos olhar para as pessoas e estabelecer ferramentas que nos ajudam a monitorar a rotina do negócio, mas como unir tudo isso? A resposta está nos processos, que nada mais é o “COMO FAZER”.

Trazendo isso para a gestão de farmácia, pense:

  • como serão feitas as compra dos produtos?
  • como se dá a entrada das mercadorias?
  • Como faço minha precificação?
  • quais os critérios para a exposição dos produtos?
  • como serão as metas de venda da equipe?

Esses são processos básicos que toda a farmácia possui, existem muitos outros. Para cada um deles é importante que o gestor tenha em mente o plano de ação, ou seja, como deve ser feito.

  1. MONITORAMENTO CONTINUO:

Bem, agora finalmente a farmácia está pronta para decolar: colaboradores preparados e capacitados com ferramentas adequadas e processos bem definidos. Agora é só esperar os resultados aparecerem, certo? Ainda não. É preciso fazer tudo isso funcionar junto e no tempo certo. E como isso é possível? Através da do monitoramento contínuo.

O monitoramento contínuo das pessoas, ferramentas e processos é responsável por tirar proveito dos recursos disponíveis na farmácia. É ele quem vai indicar o que continua dando resultado e o deve ser melhorado. Através dos Indicadores de Performance (KPIs), em um dado período, é possível analisar como a farmácia se comportou.

Assim para uma boa gestão da farmácia precisamos passar por estes 4 pilares:

  1. Pessoas;
  2. Ferramentas;
  3. Processos;
  4. Monitoramento Contínuo.

Você precisa melhorar o desemprenho da sua farmácia? A New Empresarial pode te ajudar! Entre em contato com um de nossos escritórios no Brasil todo e solicite uma visita!

Facebook
Twitter
Email
Print