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Precificação de Produtos e Serviços

89% das empresas realizam vendas no prejuízo por conta de dificuldade na precificação *

Definir os preços de produtos e serviços utilizando parâmetros reais é essencial. Isso porque a má precificação pode dificultar bastante o processo de vendas, além de diminuir a rentabilidade do negócio. Isso quer dizer que, se o preço estiver acima do ideal, você poderá perder clientes. Se estiver abaixo, o lucro tende a ser menor.

Nesse sentido, três fatores devem ser observados: os custos da empresa, a situação do mercado e os preços dos concorrentes. Cruzar essas informações é vital para o sucesso da sua empresa, uma vez que custear os produtos é um fator determinante — que deve ser feito de forma coerente com a realidade econômica do segmento.

Quer entender um pouco mais sobre o tema e como a precificação de produtos é importante? Então continue a leitura!

Qual a importância da precificação?

É preciso ter em mente que uma empresa só existe por causa dos consumidores. Sendo assim, é fundamental levar em consideração que os valores de um produto ou serviço tem grande destaque na etapa de decisão em um processo de compra.

Seja uma peça de colecionador, seja um artigo doméstico simples, o preço sempre será cotado de acordo com o valor agregado da mercadoria e também pela sua funcionalidade. É por isso que é tão importante planejar a precificação para que o valor a ser pago seja justo para os clientes e, ao mesmo tempo, dê o lucro esperado.

Como precificar produtos e serviços?

Como explicado, o custo do produto ou serviço, a situação do mercado e o preço dos concorrentes devem estar sempre associados, pois é impossível construir um valor justo baseando-se apenas em um fator.

Veja, a seguir, o que considerar na hora de fazer a precificação de produtos ou serviços, com base nos custos:

Produto

  • custo do produto, valor da compra ou valores de produção;
  • impostos, comissões sobre a venda e despesas do produto;
  • gastos fixos do produto, como mão de obra e despesas administrativas;
  • lucro almejado.

Serviços

  • custo da mão de obra, especialização dos profissionais e disponibilidade;
  • demanda de trabalho e custos com o profissional;
  • gastos com ferramentas adicionais e eventuais despesas na operação;
  • lucro almejado.

Além disso, tanto os produtos quanto os serviços têm outras despesas e fatores associados durante o processo: dificuldade de acesso ao material, custo de aquisição de clientes, risco de acidentes e transporte do produto ou da equipe são apenas alguns exemplos.

Tudo isso deve ser levado em conta, mesmo que apenas como uma margem de erro. Planejando esses passos em conjunto, fica mais fácil determinar valores reais.

Depois de analisar os custos, é preciso avaliar, junto às condições de mercado e aos concorrentes, se a precificação de produtos ou serviços da sua empresa está adequada para gerar lucro.

Por que é necessário conhecer o mercado?

Para precificar, é impreterível conhecer o mercado. Para isso, é preciso estar sempre atualizado sobre as oscilações na economia, visto que o preço também é um fator mutável.

Se o valor de determinado produto estiver muito alto, ele pode nem sair do estoque. Já no caso de estar muito abaixo, é possível que você tenha mais prejuízo do que lucro.

Nesse sentido, o consumidor tem alta influência no que diz respeito aos parâmetros de precificação. Dessa forma, fatores como a “lei da oferta e procura” e reputação da marca também são relevantes na definição dos preços.

Quando há mais unidades disponíveis do que pessoas dispostas a pagar por elas (mercado saturado), a única opção é diminuir o preço para aumentar o interesse e diminuir o estoque.

Nas situações em que a demanda está maior que a oferta, uma alternativa é elevar o preço de acordo com o que o público está disposto a pagar. Essas mudanças tendem a se balancear mutuamente ao longo do tempo, causando uma flutuação de preços.

Claro que, em muitos aspectos, essa precificação ainda é subjetiva. Afinal, o teto do preço de qualquer mercadoria se baseia naquilo que o seu público-alvo está disposto a pagar. Por isso é tão importante saber como transmitir o valor do seu produto, especialmente para os leads que ainda têm pouco conhecimento sobre a sua mercadoria/serviço.

 

Publicado no site Intelidata

*pesquisa conduzida pela Preço Certo (2019), com mais de 10 mil empresas.

 

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